Oficina: Cultivar memórias marginais
Oficina: Cultivar memórias marginais

Esta oficina faz parte da LHC Hacker Week. Para participar é OBRIGATÓRIO SE INSCREVER EM https://lhc-hacker-week.eventbrite.com.br/

Veja a agenda dos outros dias da semana em https://hackerweek.lhc.net.br

-------------------------------------------------------------

Cultivar memórias marginais

Oficina expositiva, do trabalho de pesquisa e divulgação artística sobre memórias não-hegemônicas. Serão apresentados três trabalhos, de autoria do palestrante:

  1. Esmeraldino Salles (1916-1979), compositor paulistano;

  2. Documentário ainda em desenvolvimento "Egbé Orun: Família Espiritual"; que conta a história de uma comunidade de culto ao orixás da cidade de Cosmópolis-SP;

  3. Abigail Moura (1904-1970), maestro da Orquestra Afro-Brasileira, coletivo de músicos negros que atuou entre as décadas de 1940 a 1970.

O palestrante mostrará alguns trechos de vídeos e músicas do material produzido, falará sobre seu processo de pesquisa e divulgação, e fará uma conversa com a plateia propondo reflexões sobre pesquisa, registro, produção e divulgação de memórias não-hegemônicas.

Conheça Felipe Siles

Felipe Siles é doutorando em Musicologia pela USP e Especialista em “Histórias e Culturas Indígenas e Afro-brasileiras na educação” na FACON — Casa Tombada (2019). Tem como foco de pesquisa a trajetória profissional e artística de músicos e compositores negros da história da música popular brasileira, tendo estudado no mestrado Esmeraldino Salles, enquanto no doutorado pesquisa sobre o maestro Abigail Moura e a Orquestra Afro-Brasileira. É autor do livro “O choro negro e paulistano de Esmeraldino Salles”, viabilizado pelo PROAC Literatura, do estado de São Paulo, e lançado pela Illumina em 2023. Gravou sanfona e escreveu arranjos em diversos álbuns, dentre eles o Paulibucano (2017) do sambista Toinho Melodia. Atualmente é professor de piano popular e sanfona no Conservatório Carlos Gomes, em Campinas-SP.

em 22 dias
Laboratório Hacker de Campinas
Rua Araribóia, 121 Ponte Preta, Campinas - SP 13041-350
common.add_to_calendar
event.download_flyer

@agenda @felipesiles oficialmente na agenda do LHC! 🙂 Agora começar a divulgar nas nossas redes de contato (virtuais ou não!)